O que é hiperplasia da próstata? É a próstata aumentada. A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluído que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen. O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também.

Este aumento da próstata é frequentemente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna. Não é um câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata.

Incidência x faixa etária

Normalmente, em um homem de até 20 anos, a próstata pesa 20 gramas. Após os 30 anos, ela tem seu peso aumentado em 0,4 gramas por ano. Pode até ultrapassar os 100 gramas sem causar nenhum sintoma. Porém, quando há o desenvolvimento de incômodos, é necessário retirar parte da próstata.

O crescimento da próstata afeta 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos, porcentagem que vai a 80% naqueles com 70 a 79. Apesar de muitos portadores de hiperplasia benigna confirmada por biópsia não apresentarem sintomas, a metade dos homens de 60 anos se queixa de alguma dificuldade urinária. Depois dos 80 anos, esse número cresce para 90%.

Raça negra, obesidade, consumo exagerado de álcool e sedentarismo predispõem o aparecimento da hiperplasia prostática.

Sintomas

O aumento prostático e os sintomas associados a ele se agravam com o passar dos anos, em função da biodisponibilidade de testosterona. O bloqueio da testosterona reduz drasticamente as dimensões da próstata e a sintomatologia.

Alguns sintomas mostram a necessidade de um exame mais apurado na próstata. São eles:

– jato urinário mais fraco

– dificuldade para começar a fazer urinar,

– desenvolver o hábito de acordar a noite para urinar

– presença de sangue na urina

– interrupção involuntária da micção-

– urgência miccional

– sensação de esvaziamento incompleto da bexiga

– dor ou ardor para urinar.

Diagnóstico

Além do toque retal, a avaliação clínica deve incluir uma história médica cuidadosa para excluir outras causas de problemas urinários. É preciso saber se existe ingestão de líquidos e de cafeína em excesso,  uso de diuréticos e de medicações anti-histamínicas (antialérgicas), condições que interferem com o funcionamento dos músculos da bexiga.

Tratamentos Disponíveis

Homens com poucos sintomas, que acordam à noite uma ou duas vezes para urinar, não necessitam de tratamento, mas precisam ser acompanhados com toques retais e determinações periódicas do PSA. Aqueles com sintomatologia mais exuberante devem discutir com os urologistas as vantagens e desvantagens do tratamento.

Uma das opções é a cirurgia RTU de Próstata, realizada através da uretra, com um aparelho chamado de cistoscópio, dotado de pequenas garras que abrem “um túnel” na próstata para facilitar a passagem da urina. O uso de laser, nesses casos, parece diminuir os efeitos adversos.

Para os casos não cirúrgicos, existem ainda medicamentos que podem ser utilizados, sempre claro com acompanhamento médico.

Acesse o canal https://www.youtube.com/@drclaudioguimaraes  e assista o vídeo sobre os sintomas do aumento da próstata e sobre os tratamentos.