A indicação da cirurgia RTU da Próstata, ou na denominação mais completa, Ressecção Endoscópica da Próstata, normalmente está relacionada a uma doença chamada Hiperplasia Prostática Benigna, que é o crescimento exagerado do órgão.

Normalmente, em um homem de até 20 anos, a próstata pesa 20 gramas. Após os 30 anos, ela tem seu peso aumentado em 0,4 gramas por ano. Pode até ultrapassar os 100 gramas sem causar nenhum sintoma. Porém, quando há o desenvolvimento de incômodos, é necessário retirar parte da próstata.

Sintomas e Diagnóstico

Os problemas de armazenamento da urina provocam premência e aumento da frequência das micções (especialmente durante a noite), incontinência, dores na bexiga ou na uretra ao urinar.

O urologista deve buscar conhecer o histórico familiar do paciente, em relação a doenças na próstata.

Na avaliação física, é necessário realizar o exame de toque retal. Para ajudar a concluir o diagnóstico, alguns exames laboratoriais podem ser pedidos, como o exame de sangue para medir a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o de urina com urocultura. Exames como ultrassom de rins, bexiga, próstata e a urofluxometria também podem ajudar na definição do diagnóstico.

Cirurgia RTU de Próstata

A RTU da próstata é uma técnica minimamente invasiva, feita no centro cirúrgico, sob anestesia e sem cortes. É introduzido um aparelho na uretra, no sentido contrário da urina, que permite retirar fatias da próstata e assim deixá-la “oca”, permitindo uma livre passagem da urina.

A cirurgia é feita com a utilização de bisturi elétrico ou laser e é conhecido como desobstrução da próstata.

Realizada com auxílio de uma pequena câmera introduzida pela uretra (canal da urina), a parte da próstata que está ocasionando obstrução à passagem da urina é ressecada, com uma pequena alça metálica acoplada a um bisturi elétrico, que fatia a próstata em pedaços pequenos que ficam depositados no interior da bexiga, e ao final da cirurgia são removidos facilmente com um evacuador.

O paciente usa uma sonda enquanto estiver no hospital e recebe alta, em média, após 2 dias, sem sonda e com micção espontânea. Nos primeiros dias, a urina pode ficar um pouco avermelhada e o paciente pode retornar às atividades habituais em um curto período. É recomendado não carregar peso por um período de 30 dias para evitar sangramentos na glândula prostática.

Dr. Claudio Guimarães realiza esse procedimento cirúrgico nos principais hospitais de São Paulo.

Acesse o canal https://www.youtube.com/@drclaudioguimaraes e entenda  “Principais causas de problemas de próstata?”