Os fatores hormonais para infertilidade podem ser o impeditivo do seus sonhos. Casar e ter filhos, para muitas pessoas, é a realização de um sonho. No entanto, após o casamento, muitos encontram dificuldades para realizar o desejo de aumentar a família. Segundo estimativas da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, dois em cada dez casais têm alguma dificuldade em conceber.

As disfunções hormonais são responsáveis por muitos casos de infertilidade.

É através da análise de dosagens hormonais que identificamos os casos de infertilidade relacionados com a ovulação. Alterações hormonais podem estar associadas a irregularidades do ciclo menstrual e à idade da mulher, por isso em ambos os casos é importante consultar um especialista em reprodução humana após 6 meses de tentativas de gravidez.

Para se saber quais são os fatores hormonais causadores infertilidade, são realizados exames. Com base nesses exames que são avaliadas os possíveis tratamentos para esse casal poder chegar a uma gravidez.

Testes hormonais que determinam a fertilidade :

FSH (hormônio folículo estimulante): é o hormônio que atua nos folículos do ovário e estimula o desenvolvimento dos óvulos.
• LH (hormônio luteinizante): este hormônio que é medido nos testes de ovulação de farmácia, controla o amadurecimento dos folículos do ovário. O aumento dos níveis de LH sinalizam que o ovário provavelmente irá liberar um óvulo.
• Estradiol: seu estudo permite verificar o funcionamento dos ovários. Normalmente é realizado entre o dia 3 a 5 do ciclo menstrual.
• AMH (hormônio Antimülleriano): mede a reserva ovariana e a quantidade de ovócitos que estão disponíveis em um determinado mês.

Especialista em Reprodução Humana

O profissional indicado para avaliar os fatores hormonais para infertilidade é o especialista em Reprodução Humana. Ele irá analisar os resultados e avaliar a probabilidade de haver um problema hormonal e a possibilidade de fertilização.

Muitos desses exames para avaliar fatores hormonais para infertilidade são cobertos por planos de saúde e pelo SUS, portanto mesmo uma mulher que deseja engravidar e em tem menos de 35 anos pode consultar um especialista em Reprodução Humana que solicitará os exames, trazendo uma possibilidade maior de fertilidade e saúde do futuro bebê.

Quer saber mais?

Agende uma consulta com Dr. Claudio Guimarães.