É essencial entender sobre o cálculo renal: formação e prevenção. Pois os cálculos renais, podem ser prevenidos, quando se conhece o que leva a formação no organismo, sendo diferente em cada organismo. Essa avaliação deve ser individualizada pois as causas variam muito em cada caso. Ao entender como ocorre a formação dos cálculos renais é possível, com orientação médica, atuar na prevenção de novos cálculos.

Formação dos cálculos renais

O rim é o órgão responsável, entre outras funções, por filtrar nosso sangue e eliminar substâncias nocivas ao organismo e manter o equilíbrio de outras.

Quando há um grande excesso de determinada substância, como por exemplo, o oxalato de cálcio, formam-se aglomerados de cristais, estes normalmente são expelidos pela urina, mas se em grande quantidade se unem e ocorre uma solidificação, formando as pedras nos rins.

O cálculo renal é popularmente conhecido como, pedra nos rins, e tem incidência maior na população de sexo masculino e comumente causa uma dor insuportável, se assemelhando a dor de parto.

Os pacientes têm significativo ônus por causa das crises de dor, infecções urinárias e dias de trabalho perdidos.

O que está associado a maior formação de cálculos renais?

1) Alimentação:
● baixa ingestão de cálcio
● alimentação rica em oxalato
● alimentação rica em sódio (sal)
● grande ingestão de proteína de origem animal
● baixa ingestão de líquidos, principalmente água
● altas doses de vitaminas

2) Tipo de trabalho:
●trabalhadores submetidos a altas temperaturas: siderúrgicos, metalúrgicos, padeiros, soldadores, trabalhadores de construção civil.

3) Doenças pré-existentes:
● hipertensão arterial
● gota
● diabetes Mellitus
● obesidade
● pacientes submetidos a cirurgia bariátrica

4) História familiar de Litíase Urinária (cálculos renais)

Sintomas

O sintoma mais comum do cálculo é a dor intensa presente na região lateral do abdômen e lombar, com o tempo ou avanço do cálculo renal a dor pode se apresentar mais próxima das genitálias.

Outros sintomas que podem ser apresentados são vômitos, febre, dor para urinar, sangue na urina. Existem casos em que o paciente de cálculo não apresenta dores ou apenas dores leves, isso devido ao organismo do paciente e ao tamanho do cálculo renal formado. Fazer check up periódico, contribuirá para diagnóstico e tratamento eletivo, havendo cálculos.

Diagnóstico

A forte dor muito intensa e a sensibilidade na região dos rins é um método simples para diagnosticar a cólica renal clássica.

Outros meios mais complexos para o diagnóstico preciso da cólica renal são feitos por meio de coletas de amostras da urina. O diagnóstico preciso é feito com Tomografia Computadorizada ou com Ultrassonografia de Rins e Vias Urinárias.

Prevenção

Para evitar a formação de novos cálculos, pode-se recorrer a tratamentos farmacológicos e não farmacológicos.

A análise laboratorial do próprio cálculo permitirá conhecermos, o que está contribuindo para formação de novos cálculos e atuar preventivamente.

Uma mudança nos hábitos alimentares pode ajudar a diminuir as chances da formação do cálculo renal.

Há três regras gerais para todos os pacientes com histórico de cálculo renal, que auxiliarão em sua prevenção:

• Beber ao menos 2 litros de água por dia.
  • Alternar o consumo de carne bovina, com frango e com peixe nas refeições. Evitar só comer carne vermelha.
  • Evitar excessivo consumo de sal (sódio).

Lembre-se que o sódio está presente em qualquer embutido, enlatado, condimentado, sucos de pozinhos, temperos, caldos em pó e refrigerantes.

Porém há pacientes que continuam a formar cálculo, mesmo seguindo as orientações citadas. Nesses casos é necessária uma avaliação detalhada da parte metabólica (glicemia, triglicérides, colesterol, sódio, potássio, cálcio, etc), tanto no sangue como na coleta de urina de 24h.