Geralmente para diagnóstico de HPV o Urologista pode solicitar a peniscopia, que é um exame de diagnóstico utilizado para observar lesões ou alterações imperceptíveis a olho nu, como a presença de verrugas microscópicas, que podem estar presentes no pênis, escroto ou região perianal.

Além das infecções por HPV, a peniscopia também pode diagnosticar casos de herpes, candidíase ou outros tipos de infecções genitais.

A peniscopia é um exame recomendado pelo Urologista para diagnóstico de HPV no homem, sempre que a parceira do homem apresenta sintomas de HPV, permitindo descobrir se houve transmissão do vírus. Porém, mesmo que o resultado seja negativo, o homem pode ter a infecção, mas não desenvolver qualquer manifestação.

Como é realizado o exame

A peniscopia é indolor e pode ser realizado no consultório do urologista. Para isso, o médico coloca uma compressa com ácido acético em volta do pênis durante cerca de 10 minutos e depois observa a região com a ajuda de um peniscópio, que é um aparelho com lentes capazes de aumentar até 40 vezes.

Caso o médico encontre verrugas ou qualquer outra alteração, é feita uma biópsia com anestesia local e o material é enviado para laboratório, de forma a identificar qual o micro-organismo responsável e iniciar o tratamento adequado.

Múltiplas lesões encontradas no pênis podem ser coaguladas com bisturi elétrico após anestesia local.

Acompanhamento

O HPV pode ter cura, mas nem sempre ela ocorre porque é difícil o vírus ser totalmente eliminado do organismo. No entanto, quando o tratamento é realizado corretamente e as lesões desaparecem completamente e pode-se dizer que o indivíduo está curado, mesmo que o vírus não tenha sido completamente eliminado, pois ele pode ficar dormente no organismo por vários anos, sem que a infecção volte.

Um dos sinais de cura do HPV é a eliminação das verrugas, mas é preciso fazer acompanhamento médico porque elas podem estar tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu.

Acesse o canal https://www.youtube.com/@drclaudioguimaraes e entenda como melhorar seu desempenho sexual.