Cólica renal, por que acontece? É a dor causada geralmente pela presença de pedra (cálculo) no ureter.

É uma dor que pode ser confundida com dor lombar com causa muscular. Alguns sintomas ajudam a identificar se é cólica renal e com isso, em muitos casos, o médico consegue diagnosticar a origem da dor apenas com a história relatada pelo paciente, associada ao exame físico.

Porém, havendo suspeita de cálculo renal, há a necessidade de investigação com exame de imagem, sendo indicada a Tomografia.

Sintomas da cólica renal

– piora da dor com a ingesta de líquidos;

– a alteração na coloração da urina;

– o ardor ao urinar;

– a irradiação da dor para os testículos ou grandes lábios.

Outros sintomas que justificam a realização de exames é a presença de febre ou vômitos.

Como aliviar a dor da cólica renal?

1. Tratamento com remédios. Para aliviar a dor intensa da crise renal, é importante o uso de medicamentos que podem ser por via oral, em comprimidos, ou injetáveis, que algumas vezes podem ser mais eficazes e causar um alívio mais rápido.
  2. Beber pouco líquido.
  3. Evitar alimentos ricos em oxalato.

O que fazer quando está com cólica renal?

A cólica renal é um alerta de que um cálculo está obstruindo o canal urinário (ureter).

Devemos lembrar também que além da cólica renal, outras doenças do rim também podem causar dor, como a pielonefrite (infecção do rim).

Além do diagnóstico, em alguns casos é fundamental o tratamento imediato, sendo em alguns casos cirúrgico.

Um cálculo renal após algum tempo de obstrução no ureter, pode levar a perda irreversível do rim. Além do mais, quando ocorre infecção urinária, a presença de um cálculo pode levar a quadro grave de sepse (infecção generalizada), com risco de morte.

Portanto, nestes casos o paciente com cólica renal, deve procurar um serviço hospitalar de urgência ou seu Urologista.

Leia sobre COMO ACONTECE A FORMAÇÃO DO CÁLCULOS RENAIS E COMO PREVENIR