A cirurgia para tratamento da Fimose é a Postectomia.

Fimose é a dificuldade que um homem apresenta de expor a cabeça do pênis (glande).  O tratamento pode ser cirúrgico, através da circuncisão, onde retira-se o prepúcio que envolve a glande, deixando-a exposta.

Causas da Fimose

A fimose pode ter origem congênita. Com o crescimento da criança, o prepúcio fica cada vez mais retrátil, expondo cada vez mais a glande, sendo que com 3 a 4 anos de idade, a maioria das crianças já têm o prepúcio completamente retrátil. Em outras palavras, a fimose “cura”, sem nenhum tratamento

Essa patologia também pode ter causa adquirida decorrente de cicatrizes devido a inflamações ou infecções. Na fase adulta, os sintomas mais comuns da fimose são dor ao urinar, ardência, acúmulo de secreções, inchaço, dor e desconforto durante as relações sexuais.

Na terceira idade, pode ocorrer o “aparecimento” da fimose por diminuição da elasticidade do anel balanoprepucial. Situação muito frequente em homens portadores de diabetes tipo 2.

Cirurgia da Fimose: Postectomia

O principal problema da fimose é que não havendo uma boa exposição da glande, não é possível sua higienização adequada.  Com isso, há um maior risco de infecção da glande e do prepúcio, de infecção urinária, há um aumento da chance de transmissão do vírus HIV e aumento da chance de câncer de pênis.

A cirurgia para correção da fimose é chamada Postectomia ou Circuncisão. O objetivo do tratamento é tornar a glande exposta para a higiene. A cirurgia é realizada na maioria das vezes com anestesia local, e a recuperação é rápida.

A fimose e suas consequências

O frênulo do pênis, frênulo prepucial ou chamado de “freio” do pênis é uma prega de pele de forma triangular que localiza-se na porção inferior da glande e faz a ligação da pele do prepúcio à glande do pênis. Muitas vezes ele se rompe durante a relação sexual. Quando o frênulo causa incômodo na relação sexual ou na exposição da glande (cabeça do pênis), às vezes pode ocasionar uma curvatura ventral (para baixo) e também causar certa dor quando ocorre a ereção. A correção cirúrgica para alongamento ou retirada do frênulo, chama-se frenuloplastia.

Em adultos, a cirurgia deve ser realizada em pacientes que são refratários ao tratamento clínico de balanopostite ou candidíase peniana ou perda da elasticidade da pele por uma doença secundária, por exemplo, é a diabetes mellitus. Esse grupo apresenta o “aparecimento” de fimose na terceira idade.

Como é o Pós Cirúrgico?

A recuperação se dá num período de 14 dias após o procedimento cirúrgico. Geralmente fica sem trabalhar por um período de 5 dias. Volta a ter relação sexual e fazer atividades físicas após um período de 21 dias.

Acesse o canal https://www.youtube.com/@drclaudioguimaraes e saiba “Quais as vantagens da cirurgia de fimose?”