Varicocele é a principal causa de infertilidade masculina. Mas, tem tratamento, embora cirúrgico, simples, seguro e com alto índice de eficácia.

A varicocele é definida como a dilatação e tortuosidade das veias do plexo pampiniforme (que fazem a drenagem do sangue dos testículos). Essa dilatação ocorre com maior frequência no testículo esquerdo devido uma alteração anatômica no mecanismo de drenagem venosa.

Geralmente a doença é indolor, mas pode dar sensação de peso no testículo e comprometer a estética escrotal, ficando mais evidente na adolescência e com o decorrer do tempo vai causando alterações seminais.

A varicocele não causa distúrbios sexuais,

mas causa infertilidade masculina.

Causas da Varicocele

A varicocele ou varizes escrotais, como também é conhecida, corresponde a principal causa de infertilidade masculina. Essa doença atinge cerca de 40% dos homens e corresponde a 20% dos casos de infertilidade masculina primária e a 80% dos casos de infertilidade masculina secundária (homens que já tiveram filhos anteriormente e apresentam infertilidade após um certo período).

Com essa alteração na drenagem do sangue dos testículos, há aumento da temperatura dos testículos e dificuldade de eliminação de substâncias tóxicas e radicais livres de oxigênio, gerando prejuízo na formação dos espermatozoides.

Diagnóstico

O diagnóstico é estritamente clínico, através do exame físico realizado com o paciente em pé, com luz e temperatura ambiente adequado.

O exame físico detalhado feito por Urologista experiente, com o paciente em pé, sob temperatura e iluminação adequada é o suficiente para o diagnóstico da doença. A palpação cuidadosa da bolsa testicular mostra a presença ou a ausência da varicocele, bem como a diferença entre os 3 diferentes graus de dilatação das veias varicosas. O ultrassom de bolsa testicular com doppler colorido pode auxiliar no diagnóstico dos casos duvidosos ou, ainda, verificar a persistência da varicocele pós cirurgia, pela presença de refluxo sanguíneo nos vasos já tratados.

Tratamento

O tratamento é cirúrgico, sendo que a técnica cirúrgica mais adequada é com emprego da microcirurgia (com uso de microscopia). O paciente pode ser submetido a um bloqueio anestésico (raque-anestesia) ou anestesia geral. São realizados dois cortes pequenos na região púbica e feita a ligadura das veias varicosas com preservação da artéria e vasos linfáticos, através do doppler intra-operatório.

O paciente recebe alta no dia da cirurgia e necessita de cinco dias de repouso.

Acesse o canal https://www.youtube.com/@drclaudioguimaraes e saiba mais sobre a Varicocele: o que é, suas causas e tratamentos.