A disfunção erétil é definida como a inabilidade persistente de atingir ou manter a ereção peniana suficiente para um intercurso sexual satisfatório.

Mais de 50% dos homens acima de 50 anos apresentam o problema. Menos de 10% dos homens reclamam desta condição entre 20 e 30 anos.

Causas da Disfunção Erétil

Suas causas podem ser divididas em orgânica, psicogênica e mista. Os fatores de risco vasculares são os maiores para disfunção erétil (hipertensão, hipercolesterolemia, diabetes, tabagismo, doenças coronarianas).

A disfunção erétil psicogênica, normalmente, origina-se de depressão, ansiedade, estresse na relação e outros fatores não orgânicos.

Alguns medicamentos para tratar a hipertensão arterial podem também causar disfunção erétil, como por exemplo, os beta bloqueadores como o propranolol e diuréticos tiazídicos.

Assista ao vídeo onde Dr. Claudio Guimarães explica: Causas de Impotência Sexual

Diagnóstico da Disfunção Erétil

Homens que sofrem dessa disfunção sexual, necessitam passar por uma avaliação inicial como mensuração hemoglobina glicada, curva glicêmica, glicemia de jejum, painel eletrolítico básico, pressão arterial em repouso, perfil lipídico sanguíneo.

Atualmente a ultrassonografia com doppler colorido, após administração de agente vasodilatador, permite uma avaliação precisa do fluxo sanguíneo no pênis e assim definir se a causa da disfunção é por uma doença arterial crônica ou refluxo venoso.

Tratamentos Disponíveis

1_Os medicamentos de primeira escolha para o tratamento da disfunção erétil são os inibidores da fosfodiesterase 5 (sildenafil, vardenafil e tadalafil). Os efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça, dor de estômago, rubor em face, dor nas costas e distúrbios visuais. Esses medicamentos não devem ser usados em pacientes que usam nitratos. Deve-se evitar também o uso destes medicamentos concomitante a medicamentos para próstata pelo risco de hipotensão grave.

2_As medicações intracavernosas são drogas de segunda escolha para o tratamento. A prostaglandina é a única desta categoria que é aprovada pelo FDA, embora ela possa ser usada em combinação com outras drogas. O medo de agulhas e a dor peniana limitam a aceitação.

Priapismo e fibrose corporal são complicações mais sérias.

O MUSE é a prostaglandina na forma de comprimido para colocação intra uretral. O comprimido dissolve sendo absorvido pelo corpo esponjoso. Os canais venosos então transferem a droga para o corpo cavernoso.

3_Os dispositivos de ereção a vácuo são mais baratos e podem atuar em qualquer tipo de disfunção. Já que não há medicação envolvida e o processo é estritamente mecânico, eles são altamente confiáveis. A dor é o efeito colateral mais comum, seguida de contusão e enfraquecimento peniano. O pênis pode ficar frio e a ejaculação pode ficar aprisionada na uretra. A atadura de constrição não deve ser deixada no local por mais de 30 minutos.

Dr. Claudio realiza o exame de Ultrassonografia de Pênis com Doppler e realiza o tratamento da disfunção erétil.

Acesse o canal https://www.youtube.com/@drclaudioguimaraes e entenda a 3 linhas de tratamentos disponíveis para impotência sexual.